O que é engenharia genética? Qual a sua importância?
- Rafaela M.S. Kitagawa
- 22 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Também chamada de técnica do DNA recombinante, é um conjunto de tecnologias que permite a manipulação do material genético in vitro, envolvendo os conhecimentos de genética, bioquímica, biologia molecular e biologia celular.
Na atualidade, esse tema é comumente relacionado aos alimentos transgênicos. Como é o caso da soja transgênica largamente utilizada no Brasil, a mais conhecida, recebeu um gene da bactéria Agrobacterium, que vive no solo, que foi introduzido em seu material genético. O novo organismo criado foi patenteado por uma empresa privada com o nome CP4-EPSPS, tornando a planta tolerante a aplicação do herbicida glifosato. Assim, é possível controlar pragas sem prejudicar o plantio, aumentando a produtividade da soja.
Entretanto, a criação de organismos transgênicos não se restringe à agricultura. Muito pelo contrário, tem outras grandes importâncias como na área da saúde humana, na qual as bactérias ajudaram muito. Graças a elas, foi possível isolar enzimas de restrição (a partir de DNA circular bacteriano). Para que, então, genes humanos específicos pudessem ser inseridos, com a técnica do DNA recombinante, no material genético bacteriano. Para que essas novas bactérias transgênicas passassem a produzir certa proteína humana.
Isso é possível, pois o DNA é universal, ou seja, as bactérias conseguem ler e traduzir o novo gene humano, e assim, produzir a proteína de interesse que posteriormente é extraída e comercializada como medicamento. No caso, hormônios como a insulina e a somatotropina usados no tratamento da diabetes e na regulação do crescimento, respectivamente. O que representa um grande avanço na medicina, pois sendo o hormônio humano, a chances de rejeição ao medicamento são baixíssimas.
Assim, é importante compreender que a criação de um organismo transgênico não busca, de forma alguma, criar uma quimera simplesmente juntando DNA de seres vivos. Mas sim, buscar contribuir para gerar mudanças positivas na sociedade.

A Ciência está muito bem equipada
para responder à pergunta “Como?”
mas fica terrívelmente confusa
quando se pergunta “Por Quê?”
Erwin Chargaff
Fonte: https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/soja-transgenica
Comments