ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: PRODUZIR MAIS, COM MENOS
- Cristiana Dalmolin
- 2 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
A Engenharia de Produção é, fundamentalmente, um ramo engenharia que tem por objetivo a produtividade, isto é, produzir mais, com menos recurso. Dentro deste ramo, os profissionais nele habilitados possuem um grande feixe de funções a serem exercidas no interior de uma empresa ou indústria.
Em sua atuação, as competências do engenheiro de produção são ecléticas. Em sua formação, adquirem habilidades e capacidades para trabalhar com métodos de engenharia, gestão de projetos, gestào de sistemas produtivos – seja em organizações de bens, seja em organizações de serviços –, procurando sempre a racionalização do uso de recursos das organizações, com vistas à melhora do seu desempenho como um todo.
Um dos maiores atrativos da Engenharia de Produção é justamente sua característica multidisciplinar, pois o curso visa a formação de profissionais capazes de atender a diversos tipos de atividades. Podemos apresentar o seguinte rol de organizações (sem pretender esgotar a matéria), nas quais a Engenharia de Produção pode ser encontrada: segundo Naveiro (2002), diretor técnico da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), o engenheiro de produção pode atender a várias áreas, tais como <i> industrias automobilísticas; <ii> indústrias de eletrodomésticos; <iii> indústrias de equipamentos e bens de consumo; <iv> organizações de serviços (p.ex. transporte); <v> consultoria em qualidade; <vi> empresas, organizações e instituições públicas (p.ex., Petrobrás, Agência Nacional de Energia, BNDEs); <vii> empresas do setor de telefonia; <viii> bancos de investimento; <ix> e até mesmo o agronegócio.
Portanto, nota-se que a Engenharia de Produção é um ramo da engenharia que possue uma gama de atividades absolutamente vasta e diversificada, atuando com materiais, pessoas, equipamentos, maquinários e processos, sempre com vistas ao aprimoramento da atividade produtiva, contribuindo de maneira significativa para a micro e macroeconomia de um país .

Imagem -faag.com.br
Comments